Curso de Desenho EasyDRAW

EasyDRAW é um curso (sob a forma de amostra grátis) que ensina os usuários a desenharem Mangá e Animes. Todo em português e muito explicativo, este curso apresenta as características básicas desses desenhos, que são uma febre não apenas no Japão, mas sim em todo o mundo. O arquivo não requer instalação, sendo necessário apenas executá-lo para ter acesso ao conteúdo. Ao entrar no arquivo, um índice com os conteúdos estará disponível. Siga a sequência apresentada neste índice para obter um aproveitamento melhor (e completo) do curso.


Lista de materiais — Você vai encontrar uma lista de materiais a serem utilizados em todo o processo de criação de seus desenhos.
Bases — Antes de começar a desenhar verdadeiras obras-primas, você vai aprender os requisitos básicos relacionados à estrutura de seus personagens, ou seja, todos os conceitos de base, como figuras geométricas, serão apresentados para que você treine. Essa é uma etapa muito importante e tudo o que for aprendido pode ser usado na criação desde pessoas a carros, por exemplo. O truque é saber que formas e em que momento usá-las.
O Perfil — Depois de aprender as técnicas para criação das bases, você começará a trabalhar com a criação dos perfis desses personagens. Apresentando um passo a passo repleto de detalhes, você já poderá começar a dar vida aos seus Animes ou Mangás.
Olhos — Uma das características mais marcantes nesses desenhos, os olhos constituem uma parte muito importante em um Anime ou Mangá. Esta seção no curso servirá como uma noção básica sobre o estilo dos olhos nesses desenhos, já que não existem regras fixas para essa criação.
Boca — O curso oferece vários aspectos para entendimento do formato da boca dos personagens e como fazer um encaixe perfeito de abrir e fechar. Também, com um passo-a-passo completo, você terá acesso a estas informações e poderá aprimorar seus desenhos.
Mãos — O tutorial sobre as mãos apresenta características básicas de criação desse membro. Depois de estar familiarizado com as proporções das mãos, será mais fácil desenhá-las em outras posições.
Pés — O curso mostrará a você como juntar as formas geométricas básicas já aprendidas anteriormente, tendo uma visão lateral de curvaturas e até a criação de sapatos.
Com o EasyDRAW - Curso de Desenho, você terá uma visão completa de como um Anime ou Mangá pode ser confeccionado. Depois de ler o tutorial, comece a soltar sua imaginação dando vida aos seus personagens!

Link para baixar: http://depositfiles.org/files/dhu3uis2e

Fonte: http://www.fulaninhadownloads.com.br/

Livros e Apostilas Para Concursos Públicos

Uma dica! Monte o seu material de estudo já que você tem um planejamento pronto para este ano. Outra dica! Se está sem grana agora para comprar seu material de estudo, então baixe no link indicado nesta postagem. é muito simples, porém um pouco diferente do que vocês estão acostumado a fazer. São mais de 13 GB de material, e vocês podem ver a lista completa no site de destino ou aqui mesmo. Não precisa se preocupar se vale a pena, pois é possível selecionar quais materiais irão descer. Primeiramente, instale um gerenciador de downloads torrent, depois deixa que o programa saberá o que fazer quando vocês baixarem o track do torrent, que contém a informação de download de todo o conteúdo.



Link indicado: http://goo.gl/PPCAEb
(clique em download torrent)

Veja a lista completa:

- Administração Geral e Pública
- Antropologia
- Auditoria
- Coleções
- Ciências Políticas e Teoria Geral do Estado
- Comércio Internacional e Legislação Aduaneira
- Criminologia e Ciência Criminais
- Contabilidade e Orçamento
- Direito Administrativo
- Direito Ambiental
- Direito Agrário
- Direito Civil
- Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo
- Direito Comercial/Empresarial e Econômico
- Direito Constitucional
- Direito do Consumidor
- Direito Eleitoral
- Direito Financeiro, Finanças Públicas e AFO
- Direito Humanos
- Direito Internacional
- Direito Trabalhista
- Direito Processual do Trabalho
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Previdenciário
- Direito Público
- Direito Romano
- Direito Registral
- Direito Tributário
- Economia
- Estatuto da OAB
- Estatuto da Criança e Adolescente
- Exame da Ordem
- Filosofia
- História, Filosofia Jurídica, Argumentação e Hermenêutica Jurídica
- Informática
- Introdução ao Estudo do Direito
- Legislação e Jurisprudência
- Matemática e Matemática Financeira
- Português, Redação e Oratória
- Política Externa
- Raciocínio Lógico
- Medicina Legal
- Monografia
- Segurança do Trabalho
- Sociologia e Sociologia Jurídica
- Variados de Direito e Concursos Públicos

Direito Civil - Conceito de Pessoa Física e Jurídica

Aproveitem a dica em vídeo que na verdade é uma aula de aproximadamente 12 minutos. Nesta videoaula, você verá o tema Pessoas dentro da parte geral do Código Civil. Com destaque para o conceito de pessoa natural ou pessoa física e suas características. O especialista explica os termos personalidade e capacidade e ainda comenta a Lei do Nascituro. O vídeo foi dividido em duas partes E você assistirá aqui mesmo no blog. Não esqueça de sempre estudar através de um bom livro, e após entender estes conceitos, fica bem mais fácil a leitura.


Vídeo 1


Vídeo 2

Apostila IBGE - Agente de Pesquisa e Mapeamento

Em cima da hora, mas ainda dá para estudar bastante, pois a prova está prevista para o dia 23 de fevereiro de 2014, se não houve mudanças é claro. Mas o material está indicando abaixo para todos que quiserem. Somente para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento existem 7.600 vagas para atuar em 546 municípios distribuídos nos 26 Estados e no Distrito Federal, da seguinte maneira: Acre (117 + 6 PNE); Alagoas (193 + 13 PNE); Amazonas (156 + 8 PNE); Amapá (53 + 3 PNE); Bahia (505 + 28 PNE); Ceará (362 + 21 PNE); Distrito Federal (149 + 8 PNE); Espirito Santo (233 + 12 PNE); Goiás (328 + 17 PNE); Maranhão (221 + 12 PNE); Minas Gerais (625 + 33 PNE); Mato Grosso do Sul (134 + 7 PNE); Mato Grosso (157 + 8 PNE); Pará (221 + 12 PNE); Paraíba (164 + 9 PNE); Pernambuco (313 + 17 PNE); Piauí (118 + 11 PNE); Paraná (364 + 19 PNE); Rio de Janeiro (692 + 39 PNE); Rio Grande do Norte (188 + 11 PNE); Rondônia (107 + 6 PNE); Roraima (62 + 3 PNE); Rio Grande do Sul (382 + 20 PNE); Santa Catarina (247 + 13 PNE); Sergipe (122 + 7 PNE); São Paulo (908 + 48 PNE); Tocantins (88 + 5 PNE). A remuneração é de R$ 1.020,00 em jornada de 40h semanais e os interessados devem ter o nível médio.


Link 1: http://zip.net/bdl88K     e

Link 2: http://goo.gl/n6cz8G ( a senha é m@8304)

Informática Para Concursos - Questões de Provas

Segue abaixo algumas questões de informática retirada de concursos públicos anteriores. Você pode estudar e decorar muita coisa de informática para responder estes tipos de questões, porém na prática, você deverá ter conhecimento de fato. A maioria das questões listadas abaixo são bem fáceis de responder, quando você já trabalha com computadores e executa diversas atividades na área de documentação, redes, segurança, e-mails, etc. É muito importante que você saiba lidar com sistemas operacionais, e nesse caso, não somente o windows. A utilização de software público e sistemas como Linux é muito comum em órgãos públicos. O fator em cima disso é a economia que se faz na compra de aplicativos e sistemas operacionais. Mas vamos as questões. O gabarito está no final da postagem. Veja se você está preparado.



Dados do concurso: FEPESE - 2010 
Disciplina: Informática | Assunto: Diversos

1) De que forma é possível trocar o aplicativo padrão utilizado para abrir um determinado tipo de arquivo em um computador com sistema operacional Windows XP? 

a) Executando o comando assoc no Prompt de comando, especificando como parâmetros a extensão do arquivo e o caminho para o arquivo executável do programa padrão que será usado para abrir arquivos com essa extensão. 
b) Executando o comando ftype no Prompt de comando, especificando como parâmetros o caminho para o arquivo executável do pro­grama que será associado e a extensão dos arquivos que serão abertos pelo programa. 
c) Clicando com o botão da direita do mouse em qualquer arquivo desse tipo, selecionando Abrir com, escolhendo a opção Selecionar o programa em uma lista, escolhendo o pro­grama padrão para abrir esse tipo de arquivo na caixa de diálogo Abrir com, e finalizar cli­cando o botão OK. 
d) Clicando com o botão da direita do mouse em qualquer arquivo desse tipo, selecionando Abrir com, escolhendo o programa padrão para abrir esse tipo de arquivo na caixa de diálogo Abrir com, marcando a opção Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo, e finalizar clicando o botão OK. 
e) Abrindo o Painel de controle, clicando em Opções de arquivo, clicando na guia Tipos de arquivo, escolhendo o programa padrão que será associado e a extensão dos arquivos que serão abertos pelo programa, e finalizar cli­cando o botão OK.


2) A respeito das configurações de segurança que podem ser efetuadas em softwares clientes de e-mail, como Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird, para acessar de forma segura os servidores de correio ele­trônico, é correto afirmar: 

a) somente o servidor de entrada (IMAP ou POP3) pode solicitar que o usuário efetue autenticação, informando login e senha. 
b) somente o servidor de saída (SMTP) pode exigir que o usuário efetue autenticação, informando login e senha. 
c) os servidores de entrada e de saída podem utilizar conexões criptografadas para trocar dados com os clientes de forma segura. 
d) o servidor de entrada (IMAP ou POP3) utiliza, obrigatoriamente, conexões criptografadas para trocar dados com os clientes. 
e) o servidor de saída (SMTP) utiliza, obrigatoriamente, conexões criptografadas para trocar dados com os clientes. 


3)  Assinale a alternativa que lista corretamente um conjunto de informações necessário e suficiente para especificar, por meio de configuração manual, o servi­dor de proxy que será usado por um navegador Web para acessar a Internet. 

a) Somente a URL do servidor de proxy. 
b) O endereço IP do servidor de proxy e o login e a senha do usuário. 
c) Somente o nome de domínio ou o endereço IP do servidor de proxy. 
d) A URL do servidor de proxy, o login do usuário e a sua senha. 
e) O servidor (nome de domínio ou endereço IP) e o número da porta na qual o servidor aceita conexões. 


4) O uso de fórmulas no Microsoft Excel pode resul­tar em erros. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma mensagem de erro do Microsoft Excel 2007. 

a) A mensagem #DIV/0! indica que um cálculo efetuado resultou em uma divisão por zero. 
b) A mensagem #REF! relata que foi utilizada uma referência para uma planilha inexistente. 
c) A mensagem #NOME? indica que o nome de uma coluna da tabela não foi especificado corretamente. 
d) A mensagem #VALOR! indica que um valor numérico excedeu o limite máximo aceito pelo Microsoft Excel. 
e) A mensagem #NULO! relata que foi passado um valor nulo como parâmetro para uma fórmula. 


5) Leia atentamente as afirmativas abaixo a respeito do uso de certificados de segurança na navegação através de sites na Web. 

1. Um certificado de segurança é um docu­mento eletrônico que pode ser utilizado para efetuar a identificação da pessoa ou organiza­ção à qual pertence um site da Web. 
2. Certificados de segurança são emitidos pelas pessoas ou organizações que possuem sites da Web seguros para permitir que terceiros verifiquem a sua identidade. 
3. Um certificado de segurança auxilia o usuário a decidir se deve fornecer informações pessoais ou financeiras a um site da Web. 
4. Certificados de segurança possuem um período de validade. 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. 
b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
c) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. 
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. 
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 


6) Assinale a alternativa na qual são citados dois formatos de arquivos compactados que podem ser abertos corretamente pelo Windows Explorer, em um computador com Windows XP, sem que seja necessá­rio instalar qualquer programa adicional. 

a) TAR; GZ. 
b) RAR; GZ. 
c) ZIP; CAB. 
d) ZIP; RAR. 
e) CAB; TAR. 


7) Assinale a alternativa correta, a respeito do Microsoft Outlook ou Outlook Express. 

Quais endereços constarão da lista de destinatários de uma resposta a uma mensagem de e-mail, criada pres­sionando o botão Responder a todos? 

Suponha que as configurações de destino da resposta não foram alteradas pelo remetente. 

a) O endereço do remetente e todos os ende­reços especificados nos campos Para, CC e CCO da mensagem respondida, inclusive o endereço do usuário que está respondendo a mensagem. 
b) Os endereços que constam nos campos De, Para e CC da mensagem respondida, excetu­ando-se o endereço do usuário que está res­pondendo a mensagem. 
c) Todos os endereços que constam nos campos De e Para da mensagem respondida, inclusive o endereço do usuário que está respondendo a mensagem. 
d) Os endereços especificados nos campos Para, CC e CCO da mensagem respondida, exceto o endereço do usuário que está respondendo a mensagem. 
e) O endereço do remetente e dos destinatários listados no campo Para da mensagem respon­dida, excluindo o endereço do usuário que está respondendo a mensagem. 


8) Suponha que, na área de trabalho do Windows XP, há um atalho para um arquivo de texto. O que ocorrerá se o arquivo referenciado pelo atalho for removido? 

a) Ocorrerá um erro no acesso ao arquivo caso o usuário tente acessá-lo a partir do atalho. 
b) O atalho será removido automaticamente da área de trabalho. 
c) O atalho continuará funcionando normal­mente, pois o arquivo só será eliminado do disco quando não houver mais nenhuma referência para ele. 
d) Ao abrir o atalho, um novo arquivo de texto será aberto para edição no Bloco de notas. 
e) O atalho ainda funcionará enquanto o arquivo estiver na lixeira do Windows. 


9) Suponha que, ao acessar um site no navegador Web, você recebeu a mensagem de erro "Servidor não encontrado ou erro de DNS". Qual dos seguintes procedimentos deve ser adotado antes de tomar qualquer outra atitude? 

a) Reiniciar o computador. 
b) Fechar o navegador e abri-lo novamente. 
c) Enviar um e-mail ao administrador do site. 
d) Verificar se o endereço do site foi digitado corretamente. 
e) Entrar em contato com o suporte do seu pro­vedor de Internet. 


10) Leia atentamente as afirmativas abaixo a respeito da interação entre aplicativos do sistema operacional Windows XP e do Microsoft Office. 

1. Documentos criados no Microsoft Word 2003 e salvos no formato DOC podem ser editados no WordPad. 
2. Figuras criadas no Paint podem ser inseri­das em apresentações criadas no Microsoft PowerPoint. 
3. Planilhas do Microsoft Excel 2003 podem ser utizadas como fonte de dados para criação de mala direta no WordPad. 
4. Vídeos armazenados na pasta Meus vídeos podem ser catalogados na biblioteca do Windows Media Player e inseridos em apre­sentações criadas no Microsoft PowerPoint. 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. 
b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
c) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. 
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. 
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 


11) Assinale a alternativa correta, a respeito da importação de dados no Microsoft Excel 2007. 

a) Dados podem ser importados de diversos tipos de arquivo de texto, como por exemplo, de um arquivo em formato DOC ou PDF. 
b) Ao importar dados de um arquivo com valores separados por vírgula, os valores contidos no arquivo não poderão ter o caractere vírgula. 
c) O caractere qualificador utilizado em um arquivo com valores separados por vírgula separa cada valor contido no arquivo. 
d) É possível importar qualquer dado contido em um arquivo da Web, no formato HTML ou XML, para um arquivo do Excel, de forma que o dado seja atualizado dinamicamente sem­pre que a planilha for aberta.
e) Uma tabela contida em um arquivo do Excel pode ser conectada a uma fonte de dados externa, de modo a ter seus dados atualizados dinamicamente sempre que o arquivo for aberto. 


12) Suponha que as pastas 'alfa' e 'beta', existentes no disco rígido de um computador com sistema opera­cional Windows XP, possuem cada uma um arquivo chamado 'abc.txt'. 

O que ocorrerá quando o arquivo contido na pasta 'alfa' for copiado e colado na pasta 'beta'? 

a) Será solicitado que o usuário confirme a subs­tituição do arquivo. 
b) Será criado um novo arquivo com o nome 'Cópia de abc.txt' na pasta 'beta'. 
c) A operação resultará em erro e não será realizada. 
d) O arquivo contido em 'alfa' será substituído pelo arquivo existente em 'beta'. 
e) O conteúdo do arquivo contido na pasta 'beta' será adicionado ao final do arquivo contido em 'alfa'. 


13) Assinale a alternativa que descreve uma dife­rença em relação aos aplicativos que fazem parte dos sistemas operacionais Windows XP e Vista. 

a) O software de comunicação instantânea Windows Live Messenger acompanha somente o Windows XP. 
b) O software de segurança Windows Firewall acompanha somente o Windows Vista. 
c) O navegador Internet Explorer acompanha somente o Windows XP. 
d) O reprodutor de mídia Windows Media Player acompanha somente o Windows Vista. 
e) O leitor de e-mails Windows Mail acompanha somente o Windows Vista.


14) Assinale a alternativa que aponta a opção da caixa de diálogo de formatação de parágrafo do Microsoft Word 2003, aberta clicando o menu Formatar ? Parágrafo, que faz com que o parágrafo selecionado seja posicionado no documento de forma a não apa­recer dividido em duas páginas. 

Considere que as dimensões do parágrafo e que as configurações de página permitem que o parágrafo ocupe apenas parte de uma página do documento. 
a) Não hifenizar 
b) Manter linhas juntas 
c) Suprimir quebras de página 
d) Controle de linhas órfãs/ viúvas 
e) Espaçamento entre linhas: Automático 


15)  Considere as seguintes atividades:

1. Definição das tabelas que compõem um banco de dados.
2. Execução de consultas em bancos de dados.
3. Inserção, alteração e remoção de dados em um banco de dados.

Assinale a alternativa que aponta corretamente as atividades que podem ser executadas utilizando-se a linguagem SQL ( Structured Query Language ).

a) Apenas a atividade 1.
b) Apenas a atividade 2.
c) Apenas as atividades 1 e 2.
d) Apenas as atividades 2 e 3.
e) As atividades 1, 2 e 3.


16) Analise as atividades descritas abaixo.

1. Automatizar total ou parcialmente a execução de tarefas rotineiras de uma organização.
2. Auxiliar os gestores na tomada de decisão, reunindo e sintetizando dados a respeito das operações realizadas por uma organização.

Assinale a alternativa que identifica corretamente os tipos de sistemas de informação responsáveis pela execução das atividades descritas.

a) 1. Sistema de informações gerenciais2. Sistema de gestão da informação
b) 1. Sistema de informação operacional2. Sistema de informações estratégicas
c) 1. Sistema de processamento de dados2. Sistema de gestão da informação
d) 1. Sistema de informação operacional2. Sistema de informações gerenciais
e) 1. Sistema de processamento de dados2. Sistema de informações estratégicas


17) Assinale a alternativa correta, a respeito de redes locais de computadores ( LANs ).

a) As redes locais sem fio que seguem o padrão Wi-Fi constituem-se em pontos de acesso à Internet disponíveis publicamente, conheci­dos como hotspots.
b) A conexão doméstica a redes de banda larga - como as redes ADSL das empresas de tele­fonia, e as redes de operadoras de TV a cabo, por exemplo - requer que o usuário possua um roteador em sua residência.
c) As redes locais mais comuns atualmente seguem o padrão Ethernet, que apresenta topologia lógica em barramento.
d) Os modems 3G, utilizados para conexão às redes das operadoras de telefonia móvel, per­mitem a transmissão de dados pela Internet à velocidade máxima de 3 Gb/s ( Gigabits por segundo ).
e) Para que se possa acessar uma rede local, é necessário que um computador possua uma placa de rede conectada à sua placa-mãe.


18) Suponha que um remetente enviou uma men­sagem pela Internet para um destinatário, e que eles estão conectados a provedores de Internet diferentes.
A respeito dessa situação, é correto afirmar:

a) A mensagem poderá trafegar por vários outros provedores, além dos provedores do remetente e do destinatário da mensagem.
b) A mensagem trafegará somente pelas linhas de transmissão e pelos equipamentos dos provedores do remetente e do destinatário da mensagem.
c) A mensagem trafegará somente pelas linhas de transmissão e pelos equipamentos dos provedores do remetente e do destinatário da mensagem e pelas linhas e equipamentos de um terceiro provedor, que efetua a intercone­xão entre provedores.
d) A mensagem trafegará somente pelas linhas de transmissão e pelos equipamentos dos provedores do remetente e do destinatário da mensagem e por um equipamento roteador, pertencente à rede pública, que efetua a inter­conexão entre provedores.
e) A mensagem trafegará somente pelas linhas de transmissão e pelos equipamentos dos provedores do remetente e do destinatário da mensagem e por cabos de fibra ótica, perten­centes à rede pública, que efetuam a interco­nexão entre provedores.


19) Assinale a alternativa correta, a respeito das dife­renças e semelhanças entre intranets e a Internet.

a) Intranets empregam versões modificadas dos protocolos usados na Internet, nas quais foram efetuados aprimoramentos de segurança.
b) Intranets utilizam um esquema de identifica­ção dos computadores diferente do utilizado pela Internet.
c) Intranets exigem que o usuário se identifique ao estabelecer uma conexão, enquanto na Internet não é efetuada a identificação do usuário.
d) Serviços disponíveis em uma intranet são acessíveis a um grupo restrito de assinantes que pagam uma taxa de utilização, enquanto os serviços disponibilizados na Internet são públicos e gratuitos.
e) Serviços disponíveis em uma intranet podem ser acessados usando as mesmas aplicações empregadas para acessar a Internet - um navegador Web, por exemplo.


20) A Internet é considerada uma:

a) rede privada, na qual é necessário pagar uma taxa a um provedor, para ter acesso à rede.
b) rede segura, ou seja, uma mensagem enviada através da rede pode ser lida somente pelo destinatário da mensagem.
c) rede anônima, na qual os usuários não são identificados ao acessar a rede e ao utilizar os seus serviços.
d) rede de interconexão, que interliga diversas redes locais e metropolitanas de modo a inte­grá-las em uma rede de longa distância, com abrangência mundial.
e) rede pública, ou seja, os computadores a ela conectados podem ser acessados por qual­quer usuário da rede.


É isso pessoal. Convido a todos que gostaram do blog a retornarem para resolverem mais questões sobre diversos assuntos. Outros assuntos estarão presentes nestes simulados. Veja o gabarito logo abaixo.

1) D  2) C  3) E  4) A  5) D  6) C  7) B  8) A  9) D  10) D  11) E  12) A  13) E  14) B  15) E  16) D
17) C  18) A  19) E  20) D

Inscrições Para 1,6 mil Vagas - Confira as Oportunidades

Boa notícia para o começo do ano. Aos concurseiros, desempregados ou aqueles que pretendem mudar de profissão, a oportunidade começa nesta segunda, dia 20. Veja os principais concursos que terão suas inscrições abertas a partir deste dia. Pelo menos 16 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (20) para 1.596 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 8 mil na Prefeitura de Itacarambi (MG). Somente no Tribunal de Justiça do Paraná são 502 vagas.

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro

O Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) divulgou edital de concurso público para 298 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. São 23 vagas imediatas e 275 para formação cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 2.100 a R$ 6.516. As inscrições devem ser feitas no período de 20 de janeiro a 15 de fevereiro pelo site www.iades.com.br. A prova objetiva será aplicada em 23 de março.

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro

O Conselho de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro divulgou edital de concurso público para 9 vagas em cargos de nível médio/técnico. Os salários vão de R$ 1.500 a R$ 2.400. As inscrições devem ser feitas entre 20 de janeiro e 16 de fevereiro pelo site http://concursos.biorio.org.br. A prova objetiva e a redação serão aplicadas em 16 de março, a partir das 9h.

Hospital das Forças Armadas

O Hospital das Forças Armadas divulgou edital de processo seletivo para 106 vagas de médicos. O salário é de R$ 3.394,64. As inscrições devem ser feitas entre 20 e 31 de janeiro de 2014 no hospital, localizado na Estrada Contorno do Bosque s/nº, das 8h às 12h30. A seleção será feita por meio de análise curricular.

Prefeitura de Axixá (MA)

A Prefeitura de Axixá (MA) abriu 10 vagas para cargos de nível superior. O salário é de R$ 724. As inscrições podem ser feitas entre 20 e 24 de janeiro, das 8h às 12h, na Prefeitura, localizada na Rua Adelino Fontoura, 84. As provas serão no dia 2 de fevereiro (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Bauru (SP)

A Prefeitura de Bauru (SP) divulgou dois editais de processo seletivo para 16 vagas para médico nas especialidades de pediatria e clínica geral. O salário é de R$ 7.572,68. As inscrições podem ser realizadas do dia 20 de janeiro até 3 de fevereiro pelo site www.bauru.sp.gov.br. A prova objetiva será aplicada no dia 23 de fevereiro (veja o edital no site da prefeitura).

Prefeitura de Cabeceiras do Piauí (PI)

A Prefeitura de Cabeceiras do Piauí (PI) abriu processo seletivo para 17 vagas de professor. O salário não foi informado. As inscrições podem ser feitas entre 20 a 30 de janeiro pelo site www.institutomachadodeassis.com.br. A prova será em 2 de fevereiro (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Divisa Alegres (MG)

A Prefeitura de Divisa Alegre (MG) abriu processo seletivo para 67 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 678 a R$ 3 mil. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.jmsbhz.com.br entre 20 de janeiro e 6 de fevereiro. A prova será em 16 de março (veja o edital no site da organizadora). 
  
Prefeitura de Itacarambi (MG)

A Prefeitura de Itacarambi (MG) abriu concurso para 144 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário máximo é de R$ 8 mil. As inscrições devem ser feitas entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro pelo site www.cotec.unimontes.br. A seleção será feita por meio de prova objetiva (veja o edital no site da organizadora).

Prefeitura de Mâncio Lima (AC)

A Prefeitura de Mâncio Lima (AC) divulgou edital de concurso para 58 vagas em cargos de nível fundamental. As inscrições devem ser feitas entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro no Prédio do Centro de Florestania, localizado na Avenida Japiim, s/nº, das 8h às 12h e das 14h às 17h, em dias úteis. A prova será no dia 16 de fevereiro (veja o edital no site da prefeitura).

Prefeitura de Óleo (SP)

A Prefeitura de Óleo (SP) abriu concurso para 7 vagas de professor. Os salários vão de R$ 1.341,71 a R$ 2.112,72. As inscrições podem ser feitas entre 20 e 24 de janeiro na Biblioteca Municipal, localizada na Praça Papa Paulo VI, 52. Os candidatos serão avaliados por meio de prova de conhecimentos gerais e específicos (veja o edital no site da prefeitura).

Prefeitura de Várzea Alegre (CE)

A Prefeitura de Várzea Alegre (CE) abriu concurso para 269 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 339,00 a R$ 3.330,87. Os candidatos podem se inscrever entre 20 e 26 de janeiro pelo site http://cev.urca.br. A prova será em 23 de fevereiro (veja o edital no site da organizadora).

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lagoa Formosa (MG)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lagoa Formosa (MG) abriu concurso para 7 vagas em cargos de nível fundamental. O salário máximo é de R$ 857,60. As inscrições podem ser feitas entre 20 de janeiro e 14 de fevereiro pelo site www.magnusconcursos.com.br. A prova será em 9 de março (veja o edital no site da organizadora).

Tribunal de Justiça da Paraíba

O Tribunal de Justiça da Paraíba abriu concurso público para 278 vagas para titulares de cartórios de notas e registros do estado. São 186 vagas para provimento e 92 para remoção. As inscrições acontecerão no período de 20 de janeiro a 21 de fevereiro pelo site www.cartorio.tjpb.ieses.org. A prova objetiva será no dia 13 de abril.

Tribunal de Justiça do Paraná

O Tribunal de Justiça do Paraná vai rebarir as inscrições do concurso público para preencher 502 vagas para titulares de cartórios de notas e registros do estado. São 325 vagas para provimento e 177 para remoação. As inscrições podem ser feitas de 20 de janeiro a 18 de fevereiro pelo site www.ibfc.org.br. A prova será em 30 de março.

Universidade Federal do Acre

A Universidade Federal do Acre divulgou edital de concurso para 3 vagas em cargos de nível superior. O salário é de R$ 3.230,88. As inscrições podem ser feitas entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro pelo site www.ufabc.br. As provas serão no dia 16 de março (veja o edital no DOU).

Universidade Federal de São Paulo

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São Paulo, divulgou edital de concurso público para 102 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.821,94 a R$ 2.989,33. As inscrições devem ser feitas no período de 20 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014 pelo site www.vunesp.com.br. A prova objetiva será aplicada no dia 27 de abril, às 14h.

Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/

Material Sobre Legislação Trabalhista

Postagem sobre legislação trabalhista, com vídeo e material de consulta. O arquivo resumido está em um site da  internet. Caso queiram baixá-lo, basta escolher salvar em vosso pc após abri-lo. O formato é pdf. Há muitos materiais espalhados na web e acho que não tem nada de errado em indicar para vocês. A dica abaixo trata-se de um resumo ou trabalho sobre legislação trabalhista. Se auxiliar alguém, faça bom proveito. Segue também  uma dica de vídeo onde é abordado certos aspectos da legislação, na prática. Ótimo para tirar dúvidas.


Link do resumo: http://goo.gl/utjnEM

Português - Questões de Morfologia

Exercícios para vocês resolverem. Desta vez vamos para a disciplina de português. O assunto, morfologia. O gabarito estará no final da sequencia de exercícios. O termo morfologia vem da palavra morfema. Morfema, de acordo com a definição do dicionário Aurélio, é o elemento que confere o aspecto gramatical ao semantema, relacionando-o na oração e delimitando sua função e seu significado. Semantema, por sua vez, é o elemento que encerra o significado de uma palavra. Exemplo: agrad-, no caso de agradar, agradável, agradecido, agrado, agradavelmente. É definido também como o “radical” da palavra, a raiz, a parte imutável da palavra.


Logo, o termo que encerra uma palavra ou sucede o seu radical é o responsável por nos informar a respeito de gênero, número, tempo, modo, pessoa e classe gramatical. Partindo dessas informações, podemos concluir que Morfologia é a parte da gramática da língua que estuda os morfemas.


1. O prefixo grego "dia" designa:

a) através - meio
b) reduplicação - inversão
c) ideia de privação - negação
d) posição inferior - movimento para dentro.


2. Indique o prefixo grego que indica posição inferior.

a) sub
b) semi -
c) - peri
d) hipo


3. Indique a origem das seguintes palavras: arcediago - bíblia - diabo

a) Germânica
b) Grega
c) Árabe
d) Hebraica


4. Neste período: "Talvez os diretores antevejam uma solução para o caso", indique o modo e o tempo do verbo.

a) subjuntivo - presente
b) indicativo - pretérito perfeito
c) subjuntivo - futuro
d) nenhuma das anteriores


5. Indique a alternativa que contenha o verbo "querer" conjugado na primeira pessoal do singular do futuro do presente (indicativo).

a) Amanhã eu queria ver os cadernos.
b) Amanhã eu quero ver os cadernos.
c) Amanhã eu queira ver os cadernos.
d) Amanhã eu quererei ver os cadernos.


6. "Nem sempre nós ................... (ir - pretérito imperfeito do indicativo) lá com vontade."Indique a conjugação correta.

a) iríamos
b) íamos
c) fôramos
d) vamos


7. Indique a alternativa absolutamente correta. Lembre-se de que estamos tratando agora dos verbos abundantes.

a) O funcionário não deveria ter aceitado a incumbência.
b) O funcionário não deveria ter aceito a incumbência.
c) As duas alternativas anteriores estão corretas.
d) Nenhuma das alternativas está correta.


8. Indique a grafia e leitura corretas do seguinte numeral cardinal: 3.726.

a) Três mil, setecentos e vinte e seis.
b) Três mil, e setecentos e vinte e seis.
c) Três mil e setecentos e vinte e seis.
d) Três mil, setecentos, vinte, seis.


9. Marque a opção em que há erro na identificação da classe da palavra destacada.

a) Júlia é uma executiva SEM parâmetros. - Preposição 
b) Ricardo odeia que lhe digam O que é certo. - Artigo 
c) Em tempos de mudança de ERA, é preciso estar atento. - Substantivo 
d) Os homens assistem PERPLEXOS à revolução hormonal. - Adjetivo 


10. Qual das palavras destacadas a seguir não é um adjetivo?

a) As pesquisas eliminaram PARTE da emoção. 
b) Os BONS candidatos nem sempre são eleitos. 
c) Nas eleições há feriado NACIONAL. 
d) As GRANDES empresas patrocinam candidatos. 
e) Os resultados são dados no dia SEGUINTE. 


GABARITO: 1)  A  2)  D  3)  B   4)  A  5)  D  6)  B  7)  C  8)  A  9)  B  10)  A

Fonte: brasilescola.com / youtube.com

Questões de Administração Pública - Concursos Anteriores

Olá pessoal! Conteúdo sobre administração pública, questões de concursos. Resolvam as questões abaixo sobre administração pública. Fiz um apanhado geral e vou postar para vocês. Após a resolução, não esqueçam que o gabarito estará no final desta postagem. Qualquer divergência sobre as repostas é só deixarem um comentário. Lembrando que também sou concurseiro e apenas compartilho aquilo que encontro de bom na internet. Quem desejar compartilhar algo aqui no blog é só entrar em contato. Ajude aos outros que estarão ajudando a vocês mesmos. Tudo é bom, quando todos estão bem. Faça sempre o bem, compartilhe seu material com alguém.


FCC - 2012 - TRT 6ª Região - Analista Judiciário - Área Administrativa 
Disciplina: Administração Pública | Assunto: Geral

1 - Para que seja factível utilizar indicadores de desempenho no processo de avaliação de um órgão público é imprescindível, em primeiro lugar, 

a) elaborar um projeto de serviço mensurável tanto por indicadores qualitativos como quantitativos. 
b) estabelecer relações precisas entre o conjunto de indicadores existentes tanto quantitativos como qualitativos. 
c) diferenciar claramente os indicadores qualitativos dos quantitativos e priorizar os primeiros. 
d) superar a indeterminação na mensuração de atividades governamentais, geralmente avaliadas por critérios subjetivos. 
e) evitar o uso de indicadores quantitativos, frequentemente manipulados para fins de privatização do setor público. 


2 - No processo de gestão da mudança, no setor público, deve-se estar atento, principalmente, 

a) às resistências individuais resultantes do sentimento de insegurança das pessoas. 
b) aos grupos insatisfeitos com as mudanças tecnológicas necessariamente associadas à mudança organizacional. 
c) à influência de grupos de interesse econômicos sobre os dirigentes da organização. 
d) à falta de sentido ético dos servidores com relação à missão principal da organização. 
e) às resistências coletivas baseadas no apego à cultura organizacional. 


3 - O principal limite a uma adequada gestão das pessoas no setor público brasileiro é 

a) o controle total das elites patrimonialistas sobre as carreiras de Estado no âmbito do governo federal. 
b) a falta de estruturas de cargos e carreiras nos órgãos voltados para a gestão e planejamento de recursos humanos no governo federal. 
c) a inexistência de uma política salarial e de incentivos ao desempenho dos níveis gerenciais. 
d) a rigidez da estrutura de cargos e carreiras e a complexidade da legislação de pessoal no setor público brasileiro. 
e) o clientelismo e a corrupção nas funções operacionais e nos quadros terceirizados da administração pública em todas as esferas de governo. 


4 - O gestor de recursos humanos orientado para a construção de uma organização competitiva, quando focado no envolvimento das pessoas prioriza 

a) a reengenharia dos processos da organização. 
b) o provimento de recursos aos funcionários para incentivar contribuições. 
c) o diagnóstico organizacional alinhado à estratégia empresarial. 
d) a melhoria da infraestrutura da empresa. 
e) o aperfeiçoamento das estratégias de recursos humanos. 


5 - Nos modelos contemporâneos de gestão de pessoas enfatiza-se 

a) o controle centralizado e hierárquico. 
b) a orientação para os processos. 
c) as vantagens colaborativas. 
d) a necessidade de certeza. 
e) a informação segmentada. 


6 - Na gestão de pessoas no setor público deve-se utilizar os quadros terceirizados em 

A a) funções com pouca interação com o público. 
B b) atividades-meio de caráter auxiliar. 
C c) funções técnicas que exigem frequente atualização. 
D d) atividades-fim com baixa complexidade técnica. 
E e) cargos com elevada rotatividade. 


7 - Na gestão de desempenho em órgãos públicos deve-se focalizar prioritariamente 

a) a autonomia do órgão na definição de sua missão e objetivos gerais. 
b) a racionalização dos processos e redução de custos. 
c) a compatibilização das metas e objetivos do órgão com o interesse público. 
d) a compatibilização dos processos administrativos com relação aos controles formais. 
e) o isolamento do órgão em face dos interesses sociais que procuram influenciá-lo. 


8 - As redes organizacionais se caracterizam por 

a) enfatizar a especialização do conhecimento por meio de estruturas matriciais. 
b) possuir mecanismos de controle formais, orientados por comandos hierárquicos claramente individualizados. 
c) priorizar interações interindividuais, segmentadas e orientadas para o curto prazo. 
d) funcionar por meio de mecanismos de coordenação linear e vertical. 
e) constituir unidades interdependentes orientadas para identificar e solucionar problemas.


9 - A gestão adequada para evitar a difusão de boatos que distorcem as mensagens entre a direção e os níveis intermediários de gestão deve focar prioritariamente os fluxos de informação 

a) laterais ou horizontais. 
b) verticais ascendentes. 
c) verticais descendentes. 
d) formais impressos. 
e) formais eletrônicos. 


10 - Com relação às convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, considere as afirmativas a seguir. 
I. As empresas devem suas receitas aos seus clientes. Os governos têm os tributos como fonte exclusiva de receita. 
II. Os clientes só pagam às empresas se comprarem seus produtos, mas pagam ao governo mesmo que não estejam "consumindo" seus serviços. 
III. As empresas normalmente operam em um ambiente competitivo (seus clientes podem trocar de fornecedor se não estiverem satisfeitos), já os governos sempre operam por meio de monopólios. 
IV. Os cidadãos controlam o governo por meio das eleições, já as empresas privadas são controladas pelo mercado. 
V. A Administração Pública só pode fazer o que estiver autorizado em lei, enquanto o gestor privado pode fazer tudo que não estiver proibido.

Está correto o que se afirma APENAS em 

A a) I, III e IV. 
B b) I e III. 
C c) II, III, IV e V. 
D d) II, IV e V. 
E e) II e V. 


11 - Na estrutura organizacional de tipo linear 

a) a autoridade é baseada na especialização e no conhecimento, e não na hierarquia. 
b) entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade. 
c) os órgãos de linha estão diretamente relacionados com os objetivos vitais da empresa. 
d) a hierarquia é flexível e mutável, capaz de se adaptar rapidamente às necessidades de cada projeto. 
e) combinam-se a departamentalização funcional e por projeto, sacrificando o princípio da unidade de comando. 


12 - O comportamento ético na gestão pública exige que se valorize 

a) a presteza acima da formalidade legal. 
b) a eficiência mais do que a eficácia. 
c) o consenso acima do conflito. 
d) o interesse público antes dos interesses privados. 
e) a impessoalidade contra a afabilidade. 

13 - O estilo tradicional de direção (Teoria X) está apoiado numa concepção da natureza humana que enfatiza 

a) o caráter egocêntrico dos homens e a oposição entre os objetivos pessoais e os objetivos da organização. 
b) o caráter naturalmente empreendedor e ativo dos homens quando motivados por objetivos organizacionais ambiciosos. 
c) a natureza independente, a predisposição ao autocontrole e facilidade ao comportamento disciplinado. 
d) a capacidade de imaginação e de criatividade na solução de problemas como atributo comum à maioria dos homens. 
e) a responsabilidade da administração em proporcionar condições para que as pessoas reconheçam e desenvolvam suas potencialidades. 


14 - Como uma das dimensões do Estado contemporâneo empreendedor, o princípio da desconcentração se efetiva por meio 

a) da racionalização de custos de empresas públicas. 
b) da delegação de competências. 
c) da coordenação intersetorial de programas. 
d) do planejamento estratégico situacional. 
e) da reengenharia de processos na administração direta. 


15 - O processo de monitoramento de programas de governo pressupõe 

a) o acompanhamento contábil da implantação do programa, com relatórios semanais. 
b) uma checagem diária das condições formais da organização, em termos de qualificação dos recursos humanos. 
c) o acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas. 
d) avaliações executadas por instituições externas, com pesquisas que procurem responder a perguntas específicas. 
e) a construção de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que dão aos gestores informações sobre o desempenho de programas. 


VUNESP - 2012 - Pref. São José dos Campos - Analista em Gestão Municipal - Nivel Superior 
Disciplina: Administração Pública | Assunto: Geral

16 - Caracterizar a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, em que os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas, é uma pressuposição da administração pública 

a) patrimonialista. 
b) burocrática. 
c) gerencial. 
d) inatista. 
e) prudencial. 

17 - Com o advento do Departamento Administrativo de Serviço Público - DASP surge o modelo de administração pública 

a) de autoridade carismática. 
b) de abuso de autoridade. 
c) de autoridade tradicional. 
d) burocrático. 
e) mecanicista. 

18 - A interpermeabilidade dos patrimônios público e privado era a característica que definia o governo nas sociedades 

a) pré-capitalistas e pré-democráticas. 
b) pós-capitalistas e pós-democráticas. 
c) de manufatura celular e de conflito. 
d) de dominação segundo Weber e a autoridade burocrática. 
e) de dimensões junguianas e diretivo-autoritárias. 


GABARITO ABAIXO:

1) a  2) e  3) d  4) b  5) c  6) b  7) c  8) e  9) a  10) d  11) b  12) d  13) a  14) b  15) e  16) c  17) d  
18) a

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